Página Inicial » Emagrecimento » 17 erros comuns que impedem você de emagrecer

17 erros comuns que impedem você de emagrecer

No processo de emagrecimento muitas vezes cometemos pequenos erros que podem atrapalhar o resultado final. Preparamos uma lista com os principais erros que impedem você de emagrecer com saúde.

Erro 1: Deixar de comer
Para algumas pessoas, perder peso significa parar de comer. Nada mais errado que isso, pois o organismo precisa de energia permanente para as suas funções. Ficar um longo período sem se alimentar faz com que o corpo crie um mecanismo de “economia”, ou seja, com medo de desperdiçar a energia armazenada ele começa a poupá-la.

Erro 2: Comer demais à noite
Os excessos noturnos são os piores para a manutenção da saúde. A energia proveniente dos alimentos que ingerimos durante o dia é utilizada para manter as funções corporais. À noite, porém, a energia é convertida em reserva mais facilmente, ou seja, mais gordura.

Erro 3: Pular o café da manhã
O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Além de recuperar o equilíbrio orgânico após o repouso noturno, ele prepara o corpo para mais um dia de atividades. Pular esta etapa só irá aumentar a fome depois. Portanto, nada de acordar correndo e sair de casa sem comer nada. E quem pensa que só um cafezinho preto basta, está enganado, inclua frutas, cereais e leite.

Erro 4: Trocar refeições por lanches, barras de cereais ou doces
Trocar um prato de comida por um hambúrguer ou aquele sanduíche pode ser uma prática inimiga da balança. É importante manter uma alimentação equilibrada, com salada, arroz, feijão, legumes, etc. O organismo fica com fome quando faltam nutrientes no corpo!

Erro 5: Eliminar os carboidratos
Os carboidratos são fontes essenciais de energia para o corpo e devem representar cerca de 50 a 70% da alimentação. Assim como as proteínas e as gorduras, os carboidratos não ocasionam ganho de peso, o que causa o aumento são as calorias ingeridas acima da necessidade diária de cada indivíduo.

Erro 6: Não ingerir fibras
As fibras estão presentes nos grãos, nas frutas e nos vegetais em geral, mesmo assim, muitas vezes ficam de fora da alimentação. Atitude que não deveria ocorrer! São elas que regulam o trânsito intestinal, gerando nutrientes que mantêm a flora intestinal saudável, e contribuem para a diminuição da absorção de açúcares e gorduras.

Erro 7: Se basear em dietas milagrosas para emagrecer rapidamente
Infelizmente, fórmulas mágicas não existem! A dieta da moda pode funcionar por um tempo, mas se você não moldar seu metabolismo para sempre, quando enjoar da dieta, os quilos perdidos voltam novamente. É importante buscar acompanhamento profissional para fazer as escolhas certas.

Erro 8: Não manter um cardápio variado
A monotonia alimentar é um erro terrível. Existem centenas de opções de alimentos saudáveis que devem ser ingeridos diariamente. Se você entrar numa rotina de comer sempre as mesmas coisas, seu corpo não vai funcionar com a mesma eficiência. Prepare sempre um prato colorido e com uma variedade de alimentos.

Erro 9: Exagerar no consumo de produtos diet e light
Para serem classificados como alimentos diet ou light esses alimentos trocam o açúcar comum por aspartame. Com isso, a quantidade de açúcar ingerido diminui, porém, aumenta a quantidade de sódio. O excesso de sódio causa a sensação de inchaço e eleva a pressão arterial. Produtos diet são especificamente para pessoas com diabetes.

Erro 10: Fazer dieta de segunda a sexta e esquecer no final de semana
Nada impede que você saia da dieta uma vez ou outra, mas não dá para esquecer-se de tudo e exagerar em todos os finais de semana.

Erro 11: Não praticar atividades físicas
De nada adianta cuidar da alimentação, não comer gordura, evitar os doces, se junto a tudo isso você não praticar nenhuma atividade física. Para obter sucesso, a dieta deve ser aliada a prática de exercícios.

Erro 12: Fazer atividade física em jejum
Este erro é muito comum e muito perigoso também. Além de causar mal-estar durante a prática, seu corpo vai acabar queimando proteínas para obter energia, ou seja, ele vai gastar o que usaria para aumentar os músculos.

Erro 13: Exagerar no consumo de bebidas alcoólicas
O consumo exagerado de bebidas com álcool sobrecarrega o fígado e causa danos no sistema circulatório. Sem contar as calorias presentes nas bebidas alcoólicas, que muitas vezes são superiores as de um prato cheio de comida.

Erro 14: Não beber o suficiente de água
Nosso organismo necessita muito de água para sobreviver. É ela que mantém a hidratação celular, aumentando a resistência e performance do corpo, além de ajudar no processo digestivo e eliminar as toxinas. Por isso, tome água o dia inteiro e não apenas durante a atividade física ou com as refeições. Nesse artigo: Falamos da importância da água no emagrecimento.

Erro 15: Demorar para se alimentar após a prática de exercícios
A recuperação muscular depende, principalmente, de uma refeição rica em carboidratos e proteínas nas duas horas seguintes à prática da atividade física.

Erro 16: Acreditar nas propagandas dos suplementos
Se você acredita em tudo que está escrito nos rótulos dos suplementos ou nas propagandas que circulam, cuidado! Muitas das promessas feitas não possuem embasamento científico.

Erro 17: Definir objetivos inatingíveis
Qualquer coisa que se faça na vida é preciso primeiro fazer um planejamento e estabelecer metas e objetivos. Esses objetivos devem ser tangíveis, específicos e claros. As pessoas que querem emagrecer muito num curto período de tempo podem acabar se decepcionando e desistindo. Procure perder peso de maneira saudável e no tempo certo.

Assim como separamos esses 17 erros que são cometidos na busca do emagrecimento, também separamos para vocês as 20 dicas para emagrecer que vão te auxiliar muito nesse objetivo, vale a pena conferir.

Stéphanie Mulder Perrone
jornalista MTB 15.577 / produtora audiovisual

Um comentário

  1. Boas e interessantes dicas continua a enviar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Curta-nos no Facebook!